Armazenagem de Café

“O Brasil é o celeiro do mundo.” O slogan da era Vargas é apropriado ao país que é um dos maiores produtores agrícolas do planeta. Hoje, o Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo. A armazenagem da produção agrícola é parte fundamental da cadeia produtiva que coloca o país entre os principais players do mercado. No setor cafeeiro, onde o Brasil está estabelecido como o maior exportador mundial, a armazenagem de café é peça-chave de todo o processo para a manutenção confortável do país nessa posição. Para tanto, é necessária a obediência a diversos requisitos técnicos e protocolos rígidos de controle de condições e operações de armazéns.

A armazenagem de café destaca condições de armazenamento específicas que influenciam diretamente na qualidade do produto como:

  • Telhado que minimiza a transferência do calor;
  • Paredes e pisos impermeáveis;
  • Baixo índice de umidade;
  • Iluminação interna reduzida
  • Higienização adequada de todos os armazéns

Os grãos precisam estar em determinadas condições para o seu correto armazenamento. A armazenagem de café deve ser feita depois que o grão estiver seco. Para maior precisão, a armazenagem de café deve ser realizada quando o produto estiver com a sua umidade próxima a 12%, resultado que pode ser obtido em tulhas ou silos.

Quando a armazenagem de café é feita nos armazéns, os grãos devem ser acondicionados em sacarias ou big bags. Esta tarefa não é simples e mostra a importância de um armazém preparado para atender as exigências do mercado cafeeiro nacional. O processo de armazenagem de café na Dínamo Inter-Agrícola permite a separação das sacarias ou big-bags por lotes 100% rastreáveis e controlados.

As instalações de armazenagem de café da Dínamo Inter-Agrícola garantem condições ideais de umidade e temperatura para que os grãos de café não percam qualidade e mantenham suas propriedades originais. A formação dos blocos para armazenagem de café é feita de forma uniforme, garantindo a estabilidade dos lotes de café estocados assim como a segurança das equipes de trabalho do armazém.

Assim, o processo da armazenagem de café na Dínamo Inter-Agrícola abrange todos os cinco procedimentos necessários pata a garantia da qualidade dos grãos depositados em suas instalações: pesagem do produto, coleta de amostra para classificação, determinação de umidade, emblocamento e rastreabilidade. São mais de 30 anos de experiência no atendimento ao mercado cafeeiro do país, sempre oferecendo os melhores serviços a seus clientes.

Para saber mais sobre armazenagem de café e outros serviços oferecidos pela Dínamo Inter-Agrícola, entre em contato com os profissionais da empresa pelos telefones (35) 3295-5111 ou (13) 3213-1300.

Mais visitados

O texto acima "Armazenagem de Café" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.