Preparação de Café para Exportação

A Dínamo Inter-Agrícola tem mais de 30 anos de experiência no mercado de café brasileiro para a exportação. Seus clientes tem à disposição um vasto portifólio de soluções e serviços que garantem a melhor relação custo x benefício, sem perder a qualidade e segurança.

O processo de preparação de café para exportação é iniciado com o recebimento do café nas unidades da Dínamo Inter-Agrícola. Na empresa, o processo de preparação de café para exportação é feito através de equipamentos modernos, responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Recebimento dos lotes de café e armazenamento em local adequado com controle de temperatura e umidade
  • Pré-Limpeza, Limpeza e Catação de pedras – remoção de toda sujeira que vem das fazendas junto com os lotes de café em bica corrida, como paus, cascas, torrões de terra, pedras, entre outros.
  • Rebenefício – Nesta etapa é feita a separação dos grãos, de acordo com o seu tamanho, de um modo tradicional nas peneiras de 14, 15, 16, 17, 18 e Moca. De um modo resumido, esta etapa da preparação de café para exportação é denominada de rebeneficiamento do café. Os grãos graúdos possuem valores comerciais mais valiosos que os miúdos
  • Ventilação e Catação – Nesta etapa da preparação de café para exportação, as máquinas eletrônicas, por meio de foto células, separam pela coloração (ardidos, verdes, pretos), grãos defeituosos de grãos sãos. Existe outro mecanismo na preparação de café para exportação que também separa os grãos defeituosos mais leves (brocados, conchas, quebrados etc.). A tecnologia utilizada nesta etapa é avançada, permitindo acurácia no resultado.

Após toda a preparação de café para exportação, existem três maneiras de embarcar o produto para exportação. Na Dínamo Inter-Agrícola, os processos são desenvolvidos de acordo com a solicitação do cliente.

As formas de embarque depois da preparação de café para exportação são:

  • Alpha Bags ou Super Sacks – São sacas de polipropileno com capacidade de armazenamento de até 1 tonelada. Em cada contêiner de 20” é possível embarcar 20 unidades de Alpha Bag ou Super Sacks.
  • A granel – Contêineres específicos para o transporte do café são forrados com papel Kraft e acondicionados com um bulk liner. A estufagem à granel comporta até 360 sacas por contêiner de 20”. Atualmente é o processo mais utilizado no mercado, pois minimiza custos;
  • Sacaria de juta – Método tradicional de armazenagem e transporte de café, um contêiner pode suportar até 320 sacas de café de 60 kg cada.

Os produtores/exportadores precisam contar com uma empresa especialista na preparação de café para exportação. Essa empresa é a Dínamo Inter-Agrícola.

Para saber mais sobre preparação de café para exportação e outros serviços oferecidos pela Dínamo Inter-Agrícola, entre em contato com os profissionais da empresa pelos telefones (35) 3295-5111 ou (13) 3213-1300.

Mais visitados

O texto acima "Preparação de Café para Exportação" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.