Presença de Carga em Santos

A presença de carga em Santos no Siscomex é a confirmação da presença e localização da carga destinada à exportação.

Obrigatória para todos os despachos envolvendo exportação, a presença de carga em Santos pode ser realizada tanto nos terminais Redex homologados quanto nos operadores portuários onde a carga será embarcada.

O terminal Redex da Dínamo Inter-Agrícola, localizado na ára retroportuária do porto de Santos, está habilitado para a realização da presença de carga em Santos.

O processo de presença de carga em Santos foi modernizado com a criação do Portal Único de exportação, que tornou o método mais ágil. O novo processo de exportação, realizado por meio de Declaração Única de Exportação (DU-E), busca adequar o controle aduaneiro e administrativo da presença de carga em Santos ao processo logístico das exportações, de maneira a realizá-los de maneira eficaz e segura, sem causar atrasos desnecessários ao fluxo das exportações. Os controles aduaneiro e administrativo de uma exportação realizada por meio de DU-E são efetuados por intermédio de módulos especializados do Portal Siscomex.

Dessa forma, a presença de carga em Santos, tornou-se um processo mais eficiente e rápido para o exportador.

De maneira geral, com o novo processo de exportações, os principais benefícios para os exportadores são:

  • Eliminação de documentos - os atuais Registro de Exportação, Declaração de Exportação e Declaração Simplificada de Exportação serão substituídos por um só documento, a Declaração Única de Exportação (DUE);
  • Eliminação de etapas processuais - fim de autorizações duplicadas em documentos distintos, com possibilidade de autorizações abrangentes a mais de uma operação;
  • Integração com a nota fiscal eletrônica;
  • 60% de redução no preenchimento de dados;
  • Automatização da conferência de informações;
  • Guichê único entre exportadores e governo;
  • Fluxos processuais paralelos - despacho aduaneiro, movimentação da carga e licenciamento e certificação deixam de ser sequenciais e terão redução de tempo;
  • Expectativa de redução de 40% do prazo médio para presença de carga em Santos

A grande vantagem em realizar a presença de carga em Santos por intermédio de um terminal REDEX é a redução dos custos envolvidos para o desembaraço dessa carga quando comparado ao operador portuário. Se houver rolagem de navio durante esse processo e a carga já estiver depositada no operador portuário, o exportador terá que arcar com altas taxas administrativas por estar com a carga dentro de um recinto portuário.

Presente em todas as etapas do processo de exportação de café nacional, a Dínamo Inter-Agrícola oferece o serviço de presença de carga em Santos, em seu terminal Redex.

Para saber mais sobre presença de carga em Santos e outros serviços oferecidos pela Dínamo Inter-Agrícola, entre em contato com os profissionais da empresa pelos telefones (35) 3295-5111 ou (13) 3213-1300.

Mais visitados

O texto acima "Presença de Carga em Santos" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.