Rebenefício de Café

O rebenefício de café é a fase de classificação da commoditie em que os grãos são preparados de acordo com as especificações do comprador. Nesta fase são utilizadas máquinas com peneira e ventilação que separam os grãos de acordo com o seu tamanho e sua densidade. São utilizadas mesas densimétricas e um maquinário que detecta grãos defeituosos, que dessa forma serão descartados. Feito o rebenefício de café, os grãos são colocados em sacas de juta ou big bag prontos para serem comercializados.

Antes do processo de rebenefício de café, existe a etapa do benefício do café, uma fase pós colheita que é utilizada para transformar o produto, eliminando as cascas e realizando toda a separação dos grãos, o fruto seco em grãos beneficiados ou verdes. O benefício deve ser feito próximo ao período de comercialização, para que o rebenefício de café seja feito com qualidade e as características dos mesmos seja mantida.

Dependendo das condições em que o café foi secado ou então por mudanças biológicas ou físicas que podem ocorrer no armazenamento, é necessário utilizar um ventilador ou tulha para que se faça um rebenefício de café de qualidade, afim de homogeneizar o teor de umidade a um valor ideal. Quando são utilizados ventiladores em altas temperaturas o propósito é eliminar a alta umidade, tomando cuidado para não realizar o benefício de forma quente.

Outras etapas do rebenefício de café:

  • Limpeza – Nesta etapa é separado o café de impurezas mais leves como pedras e terra
  • Catador de pedra – Conclui o trabalho que foi iniciado na limpeza. O café passa por um corredor e recebe no sentido contrário, uma corrente de ar no qual força o café a voltar enquanto as impurezas pesadas como pedras, sob as quais corrente de vento no consegue agir, continuando a subir até serem eliminados por uma abertura
  • Ventilação e Catação – Nesta etapa da preparação de café para exportação as máquinas eletrônicas, por meio de foto células, separam pela coloração (ardidos, verdes, pretos), grãos defeituosos de grãos sãos

Deixe o rebenefício do café com a Dínamo!

A Dínamo é uma empresa que desde os anos 80 trabalha com armazenagem e exportação de café.

A empresa possui sede na cidade de Machado em Minas Gerais, onde conta com um complexo industrial que visa todo o preparo do café de seus clientes, com amplo espaço para armazenagem e rebenefício da commoditie.

Para saber mais sobre rebenefício de café e outros serviços oferecidos pela Dínamo Inter-Agrícola, entre em contato com os profissionais da empresa pelos telefones (35) 3295-5111 ou (13) 3213-1300.

Mais visitados

O texto acima "Rebenefício de Café" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.